Quem luta também se cuida!

Na Semana Nacional da Saúde organizamos algumas dicas de autocuidado para você
[111] - Autocuidado é prevenção e saúde. Foto_Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.jpeg
Autocuidado é prevenção e saúde. Foto:Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Da Página do MST*
 

O autocuidado e a luta caminham lado a lado, e em nossa rotina precisamos desenvolver práticas e exercícios que nos ajudem a cuidar de nós mesmos. Isso se reflete na nossa saúde individual, contribuindo na prevenção de doenças, mas também nas relações coletivas.
 

Diversas são as dimensões que precisam ser vistas quando falamos em autocuidado, como a prática de atividades físicas, o consumo de alimentos saudáveis, nossa relação com o trabalho diário, mas também, as afetivas. Ou seja, o autocuidado não é uma coisa pequena. 
 

Existem diversas práticas que podem ser realizadas para melhorar inúmeros aspectos da vida. Segundo Edinaldo Correia, do setor de saúde do MST, estes hábitos são fundamentais para garantir e construir relações de cuidado com as pessoas ao redor. Sobre a dimensão da alimentação saudável, ele explica: “alimentar bem significa cuidar de mim e dos outros. Tudo depende do que comemos, de onde vem esse alimento e como é produzido e elaborado”.

Além disso, ele acredita que o autocuidado precisa estar relacionado com o uso da terra, a proteção dos bens da natureza: “é pensar em qualidade de vida, promoção de saúde e prevenir o adoecimento do corpo”, afirma.
 

Organizamos dez dicas que podem ser aplicadas diariamente em sua rotina para garantir a prática do autocuidado. Acompanhe!
 

1. Beba bastante água
 

Primeiro é importante sabermos que a água compõe cerca de 60% do nosso corpo e é determinante para garantir o funcionamento do organismo. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água por dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação de consumo é de um copo (200 ml) por hora.
 

De maneira prática, algumas iniciativas podem ser tomadas para garantir a ingestão diária de água no organismo: a – Procure deixar a água em local bem visível; b – Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador para lembrar que está na hora de se hidratar; c – Pessoas que costumam fazer muitas viagens devem redobrar o cuidado com a hidratação; d – Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes.
 

2. Pratique atividades físicas
 

A prática de atividades como caminhadas, danças, jogos esportivos ou passeios de bicicleta, por exemplo, induz a produção de endorfinas, uma substância natural responsável por diminuir a sensibilidade à dor e proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. 

As atividades físicas podem ser aliadas importantes no combate ao estresse, além de seus efeitos no corpo, como controle do peso e melhora no quadro clínico de diversas doenças. A sua prática regular possui benefícios psicossociais e contribui na diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar.

 

[112] Escolha sempre alimentos livres de agrotóxicos.Foto_Joka Madruga.jpg
Escolha sempre alimentos livres de agrotóxicos.
Foto: Joka Madruga

3. Escolha sempre alimentos saudáveis

A nossa alimentação é a base de tudo, principalmente, da nossa saúde. Uma alimentação saudável deve possuir alto valor nutritivo e as relações de trabalho devem ser justas e igualitárias. Além disso, sempre que possível escolha por produtos orgânicos, da Reforma Agrária e livres de agrotóxicos.

LEIA MAIS: Saúde se conquista com luta e produção de alimentos saudáveis
 

4. Dormir bem faz bem

O sono assume um papel revigorante. Dormir menos que o recomendado – entre 6 a 8 horas em média – ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de diversos fatores, como distúrbios como apneia e insônia, podem causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.
 

Boas noites de sono previne a obesidade, fortalece a memória, previne a depressão, favorece o desempenho físico, controla a diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares e melhora o desempenho no trabalho. Dormir bem realmente faz bem. 

 

5. Se proteja do sol

O uso do protetor solar é essencial para manter sua pele bonita e saudável, não só durante o verão, mas em todas as estações do ano. O filtro solar é um produto que precisa ter presença forte na rotina de cuidados, pois protege dos raios ultravioletas, evita o ressecamento da pele, manchas, queimadura e previne do câncer de pele. 
 

[114] Não tem idade para exercitar a leitura.Foto_Gustavo Marinho.jpg
Não tem idade para exercitar a leitura.
Foto: Gustavo Marinho

6. Leia livros diariamente

Entender o mundo é fundamental para a luta e o exercício da leitura é um forte aliado para isso. De acordo com estudos realizados entre 2006 e 2009, publicados por Raymond Mar, psicólogo da Universidade de York, e por Keith Oatley, professor de psicologia cognitiva na Universidade de Toronto, quem ler com frequência possui maior capacidade de empatia e de desenvolver a chamada “teoria da mente”, que além de garantir um bom processo de elaboração, desenvolve a habilidade de ouvir e construir o saber.

Além disso, a leitura diária ajuda no entendimento das relações sociais, no campo da cultura, na construção do conhecimento, no aperfeiçoamento da escrita e da leitura. E te deixa muito bem informado!

7. Construa amizades

Parafraseando o filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista, Karl Marx, podemos afirmar que somos seres sociais e nos construímos em comunidade, a partir das relações de trabalho e cooperação. Ou seja, somos fruto do ambiente que ocupamos e nas relações que construímos.

Esse vínculo coletivo é fundamental para construir o sujeito e na atualidade as amizades fortalecem isso. Elas ajudam na construção da identidade e da vida de todos nós, inclusive na construção de uma cultura do autocuidado.

8. Aprenda a dizer não

Que negócio difícil é dizer não, mas é necessário para nossa saúde. Negar é muito difícil, mas diante de uma sobrecarga no trabalho e ações que não são do desejo do outro, se torna necessário. Respeitar o desejo e as vontades do outro precisam ser pensadas aqui. Nem sempre a melhor opção é dizer sim. Quando se sentir estafado, cansado e esgotado, permita-se dizer não! 

Negar faz parte do autocuidado. Dizer não, muitas vez, é um exercício de amor e autoestima. Precisamos exercitar mais e mais. 

9. Atente-se ao seu corpo

Nosso corpo é grande. São muitos detalhes. Por isso é extramente importante criar uma rotina de autoanalise. Olhe para seu corpo e toque-o para conhecê-lo. Nosso corpo sempre dará sinais se algo não estiver bem e isso nem sempre se apresenta através de dores ou algum mal-estar. Manchas e inchaços, por exemplo são duas questões que precisam de acompanhamento mais de perto.
 

[113] Festejar faz muito bem à sua saúde._Foto_ Mídia Ninja.jpg
Festejar faz muito bem à sua saúde
Foto: Mídia Ninja

10. Celebre a vida

Festejar faz muito bem à sua saúde, pois alivia o estresse, melhora o sistema cardiovascular, proporciona sensação de bem-estar, faz bem ao cérebro e ao corpo.

Dar risadas, por exemplo, massageia os órgãos internos, movimenta vários músculos e libera endorfinas, capazes de inibir a ação do cortisol, o hormônio do estresse.

E um abraço, então? Um bem apertado, de oito segundos, libera oxitocina, substância que relaxa, aumenta a confiança e melhora a memória.

Vamos celebrar!?

*Com informações do setor de saúde do MST
** Este texto faz parte do especial de saúde. Confira  demais textos da série:  
– “Agroecologia, bioenergia e ervas medicinais são um projeto de vida”