MST/BA realiza 10º Encontro Estadual de Educadoras e Educadores
Cerca de 500 trabalhadores em educação do campo do MST na Bahia estarão, de 4 a 6 de setembro, reunidos no X Encontro Estadual das Educadoras e Educadores, que é anualmente promovido pelo Setor de Educação do MST/BA. O evento, este ano, acontece no Auditório Caetano Veloso, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, bairro do Cabula.
O Encontro pretende debater e compreender a situação atual da Reforma Agrária, do sistema educacional brasileiro e as diretrizes operacionais para a educação básica das escolas do campo. Além disso, estarão também em discussão as estratégias metodológicas para a educação no meio rural. Outro papel importante do evento é proporcionar aos educadores e educadoras a oportunidade de expor suas experiências.
Estão apoiando o X Encontro Estadual de Educadoras e Educadores o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).
Veja abaixo a programação completa do evento.
Dia 4 de Setembro
Manhã:
8h00 Credenciamento
9h30 Solenidade de Abertura
10h00 Análise da conjuntura nacional e internacional – “A influência neoliberal no programa de Reforma Agrária do governo atual” – Expositor: Luís Filgueiras (Prof. da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia – UFBA)
Tarde:
14h00 Exposição e debate: “A influência neoliberal no atual sistema educacional” – Expositor: Cláudio Lira Santos (Prof. da Universidade Federal da Feira de Santana – UEFS e Doutorando da UFBA).
Noite:
20h00 Visita a espaços culturais de Salvador
Dia 5 de Setembro
Manhã:
8h00 O trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas do MST: Estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas no Estado – apresentação das regionais; Sistematizadora – Nalva Araújo (Prof. da UNEB, Doutoranda da UFBA).
Tarde:
14h00 Exposição e debate: “Como trabalhar Rede temática – Como linha de ação no trabalho pedagógico nas escolas do MST”; – Expositor: Antônio Fernandes Gouvêa (Dr. Em Educação, Prof. da Universidade São Judas Tadeu – USJT-SP).
Noite:
20h00 Noite Cultural – MST: 20 anos de lutas, conquistas e dignidade!
Dia 06 de Setembro
Manhã:
8h00 Oficinas de práticas pedagógicas para as frentes: EJA – alfabetização; EJA – 1a à 4a multiseriada; Multiseriada alfa e 1a ; Multiseriada 2a à 4a; Seriada 1a e 2a; Seriada 3a e 4a; Educação infantil; Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo; 5a à 8a; Fantoches.
Tarde:
14h00 Mobilização “Queremos escola no campo”
Noite:
Encerramento