Ibama apreende agrotóxicos ilegais em área de reserva ambiental

Informativos – Últimas do MST
Ibama apreende agrotóxicos ilegais em área de reserva ambiental

27/10/2004

Policiais do Ibama encontratam agrotóxicos ilegais em grande quantidade numa área de reserva ambiental ontem. A área pública foi grilada por Mário Zinato e inspecionada nesta segunda-feira (25/10) por superintendentes do Incra e do Ibama graças a uma denúncia feita por meio de uma ocupação realizada também na segunda-feira por 350 famílias do MST.

A área pertence ao Governo Federal e fica entre Planaltina e Formosa, na BR 020, próxima à Brasília.

De acordo com Ênio Cardoso, assessor da gerencia executiva do Ibama, o herbicida é produzido na China, não tem registro no Brasil: nem no Ministério da Agricultura, nem no Ibama. O assessor do Ibama relatou que esta é uma das maiores apreensões já feitas pelo Ibama. De acordo com a lei orgânica 9605, este tipo de crime ambiental é, passível de prisão e de multas.

O superintendente do Ibama/DF, Francisco Palhares, afirmou ontem que há danos ambientais gravíssimos no local. O responsável é o suposto proprietário Zinato, que já possui um processo tramitando no Tribunal de Justiça do Distrito Federal por grilagem de terras.

Foram identificados desmatamento, degradação de áreas de nascentes, inclusive o desvio de algumas delas, além de indicativos de uso de agrotoxicos, o que pode ter contaminado todo o manancial.

O problema constatado preocupa especialistas do Ibama, pois a área é vizinha ao Parque Nacional Águas Emendadas e suas águas encontram as bacias dos Rios São Francisco, Paraná e Tocantins.

A coordenação do MST e o Ibama acionaram a Delegacia do Meio Ambiente para serem tomadas as devidas providências pelos danos ambientais causados e pela armazenazem de agrotóxico ilegal.

As 350 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que permanecem no local estão sofrendo ameaças de jagunços.