1.500 Sem Terra montam acampamento em Maceió e protestam no sertão de AL
Informativos – Últimas do MST
1.500 Sem Terra montam acampamento em Maceió e protestam no sertão de AL
09/11/2004
Cerca de 1.500 Sem Terra montaram acampamento hoje na Sede da Superintendência Regional do INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em Macéio (AL). Eles se somaram às famílias do acampamento fixado pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), no mesmo local há dois meses.
Na pauta de reivindicação dos Sem Terra estão o assentamento das famílias, com estabelecimento de um cronograma, e a mudança na metodologia de implantação dos Projetos de Assentamento.
A infra-estrutura (energia, estradas e água) para os assentamentos também é um ponto problemático e que, segundo os manifestantes, precisa ser discutido.
Para a negociação, eles exigem a presença de um representante do INCRA Nacional. No entanto, até o momento não houve resposta do órgão.
À tarde, os manifestantes saíram em marcha pelo centro de Maceió. No trajeto, eles passaram pelo Palácio do Governo, pela Secretaria da Agricultura e pelo Banco do Nordeste.
Sertão
Distante 300 quilômetros da capital, mais de 1.850 trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra ocuparam a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).
Além dos pontos acima, eles também pedem a conclusão da construção da Adutora do Sertão e o abastecimento de água nos assentamentos onde não existe.