Lula e Chávez se encontram na Amazônia
O 5º Encontro Brasil-Venezuela foi encerrado ontem, em Manaus (AM), com a participação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Os empresários brasileiros e venezuelanos começaram a se reunir há 18 meses para discutir estratégias de integração.
Em seu discurso, Lula ressaltou a importância da união entre os dois países: “devemos realizar parcerias estratégicas entre empresas. Estou seguro de que essas iniciativas contribuirão de forma importante para a geração de empregos e riquezas para nossos povos”. Para ele, o desenvolvimento desses projetos será possível graças a entrada da Venezuela no Mercosul.
Chávez, por sua vez, declarou que o 5º Encontro Brasil-Venezuela resultaria em um novo modelo de integração latino-americano. “Vamos criar a Petrosul, para integração energética e a Televisão do Sul, de integração cultural”, disse. Segundo ele, essas são decisões essenciais para preservar a região amazônica. “O império norte-americano quer tomar a Amazônia”, coloca.
Para o presidente venezuelano, que teve seu mandato confirmado por um plebiscito nacional em agosto, a entrada da Venezuela no Mercosul abre novos caminhos para os países sul-americanos: “este é o triunfo de um novo caminho para meu país. O grande dia que Simon Bolívar previu para a América do Sul está chegando”, encerrou.