Eldorado dos Carajás: manifestantes fazem vigília em frente ao Tribunal de Justiça do Pará
Informativos – Últimas do MST
Eldorado dos Carajás: manifestantes fazem vigília em frente ao Tribunal de Justiça do Pará
19/11/2004
O julgamento do Massacre de Eldorado de Carajás teve início hoje às 10h00 na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Pará, em Belém (PA). A primeira sessão foi encerrada com a leitura dos autos do processo e no período da tarde a acusação e a defesa apresentarão seus recursos.
Cerca de 800 Sem Terra marcharam 27 quilômetros hoje em Belém para pedir o fim da impunidade no caso. A marcha saiu da sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e terminou e frente ao tribunal. Agora, os manifestantes fazem vigília no local.
No julgamento estão presentes personalidades e representantes religiosos, além de 11 sobreviventes do Massacre que ainda guardam seqüelas.
O resultado do julgamento é esperado para hoje à noite.
Histórico
Em agosto de 1999 foi realizado um primeiro julgamento, em que os policiais foram absolvidos, mas, acatando recurso dos advogados do MST e do Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Pará decidiu anular aquele júri.
Outro julgamento foi realizado em maio de 2002 e resultou na condenação do coronel Mário Colares Pantoja e do capitão Raimundo José Almendra Lameira tendo sido absolvidos todos os demais oficiais, graduados e praças que participaram da operação