Manifestação em Campinas pede terra improdutiva do Exército

Informativos – Últimas do MST
Manifestação em Campinas pede terra improdutiva do Exército

09/12/2004

Trabalhadores rurais Sem Terra realizaram um ato hoje pela manhã em frente à Fazenda Remonta, área de terras abandonadas do Exército, em Campinas, interior de São Paulo. A manifestação reuniu 150 famílias do acampamento Terra Sem Males, fixado há três anos em outra fazenda da região. A fazenda Remonta tem 400 hectares improdutivos e fica na altura do km 86 da rodovia Magalhães Teixeira. Os acampados querem, através da manifestação, pressionar o governo a liberar as terras para fins de Reforma Agrária.

A área da Remonta pode receber cerca de 60 famílias para assentamento. A proposta do MST com o ato é levar a público a condição de abandono dessas terras do Exército. A fazenda apresenta vantagens no escoamento da produção, já que a proximidade com importantes centros comerciais, como a Grande São Paulo, é decisiva na comercialização da produção dos assentados.

A solicitação da área é endereçada ao Ministério da Defesa, à Prefeitura de Campinas e ao INCRA, e busca também o apoio da sociedade. A proposta, que declara interesse na área, já foi entregue ao Ministério da Defesa pelo GDR – Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar de Campinas.