Na Bahia, trabalhadores rurais e indígenas protestam nas rodovias

Cerca de 700 trabalhadores rurais ligados a Rede de Assentados e Acampados do Sul da Bahia (CETA – Sul) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além de lideranças dos povos indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá iniciaram às 10h00 uma manifestação na BR 101, no trecho próximo ao município de Arataca (BA). O ato faz parte de uma série de mobilizações que ocorrem simultaneamente em todo o estado da Bahia. Também foram interditadas as rodovias BR 410, BR 407, BR 116 e a BR 242, em dois pontos.

Segundo o MPA, estas manifestações visam chamar a atenção dos governos federal e estadual para alguns pontos de reivindicações como a regularização das terras indígenas, inclusive do território Pataxó Hã-Hã-Hãe, e a publicação do relatório de identificação do território Tupinambá e sua demarcação. Ainda na pauta indígena, eles exigem a presença de representantes Funasa (Fundação Nacional da Saúde) na área.

Os manifestantes pedem também a realização imediata da Reforma Agrária e a paralisação dos plantios de eucaliptos no sul da Bahia. As negociações estão sendo feitas na sede da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), ocupada hoje.