Luta da Via Campesina reúne milhares no Rio Grande do Sul
Cerca de três mil camponeses ligados à Via Campesina estão realizando mobilizações em todo o Rio Grande do Sul, exigindo incentivos à pequena agricultura e agilidade no processo de Reforma Agrária. Na manhã de ontem, cerca de 350 integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do MST montaram acampamento junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Porto Alegre (RS). No interior, estão ocorrendo mobilizações da Via Campesina em Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha e Sarandi.
A Via Campesina pediu audiência com o governo do estado e aguarda confirmação. Na tarde de ontem, os integrantes da Via Campesina que estão acampados no Instituto tiveram audiências com as representações regionais do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Agricultura e do Ministério da Fazenda. Também já foi marcada uma audiência com o Banco do Brasil no Rio Grande do Sul. A jornada nacional de luta da Via Campesina segue em diversos estados do Brasil. Em Brasília, uma equipe de negociações já está em audiências nos ministérios.
Em relação ao governo federal, os movimentos defendem um programa de crédito de reestruturação para a agricultura camponesa, renegociação das dívidas dos pequenos agricultores, garantia de preço e comercialização dos produtos, previdência social, entre outros pontos. A jornada nacional de lutas em defesa da agricultura camponesa também defende que as dívidas dos grandes latifundiários não sejam renegociadas. A Via Campesina também defende o cumprimento das metas do Plano Nacional de Reforma Agrária, com o assentamento de todas as famílias acampadas no Rio Grande do Sul e a atualização dos índices de produtividade rural. Na pauta de reivindicações ao governo do estado, a Via Campesina vai exigir, entre outros pontos, o cumprimento do Programa Mais Alimento, retomada do programa de agroindústrias, recursos para habitação e educação rural, além da agilização de áreas para Reforma Agrária no estado.