Atingidos por barragens conquistam crédito especial

Fonte MAB

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), após muitos anos de luta e negociação, conquistou o direito de ser reconhecido no Programa Nacional de Reforma Agrária. Com isso, as famílias atingidas pela construção das barragens poderão acessar um crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf “A”. Esta garantia foi confirmada com a resolução do Conselho Monetário Nacional em 4 julho deste ano.

O Pronaf “A” é um programa que garante uma quantia de até R$ 16.900.00 para cada família com 10 anos de prazo e 5 anos de carência. Quando o beneficiado paga na data prevista tem desconto na prestação de ate 45% do valor. Estes recursos são destinados à reestruturação das propriedade.

Segundo Hélio Mecca, da coordenação do MAB, o crédito tem uma importância muito grande, pois ajudará na reconstrução das novas propriedades, já que estas famílias perdem seus lugares de origem para dar o lugar ao lago da barragem.

O MAB vai fazer uma ampla discussão com as 32.000 famílias que serão beneficiadas com esta conquista orientando como investir estes recursos. Mecca adianta que os investimentos serão feitos na agricultura agroecológica priorizando a produção de alimentos.