MST realiza seminário nacional das Escolas Itinerantes

Começa hoje e vai até 26 de agosto o II Encontro Nacional das Escolas Itinerantes do MST, na região metropolitana de Curitiba (PR).

O encontro acontece no Parque Nilton Freire (antigo Parque Castelo Branco), em Quatro Barras, a 25 km de Curitiba. As atividades contam com o apoio do governo do Paraná e reúnem cerca de 200 educadores e educadoras das Escolas Itinerantes de todo país.

O objetivo é fazer um balanço dos 10 anos da implantação das Escolas Itinerantes nos acampamentos, promover o intercâmbio entre os educadores, aprofundar o estudo do projeto político-pedagógico e aperfeiçoar o trabalho educativo com as crianças e adolescentes dos acampamentos.

Durante o evento, será debatido o projeto pedagógico das Escolas Itinerantes. No sábado, os participantes farão uma visita às Escolas Itinerantes Zumbi dos Palmares e Zumbi dos Palmares 2, no acampamento 1º de Agosto e Dorcelina Folador, em Cascavel, região oeste do estado.

Contexto

A Escola Itinerante surgiu há 10 anos e atualmente funciona nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Piauí. Só no Paraná são 11 unidades, somando cerca de 2.500 educandos e 194 educadores.

Esse formato de escola foi desenvolvido para suprir uma necessidade das famílias acampadas, se mudam constantemente. O objetivo é garantir o direito à escolarização de crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam da luta pela terra.

Desde os primeiros acampamentos do MST, a educação das crianças sempre foi uma grande preocupação. A luta pela implantação de escolas também nos acampamentos se começou em 1996, com aprovação da primeira Escola Itinerante, pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Escola itinerante significa que esta escola acompanha o itinerário do acampamento até o momento em que as famílias chegam à conquista da terra, ao assentamento. É uma Escola que funciona em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados e o MST, e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Trata-se de uma escola pública, com um projeto político e pedagógico próprio, que abrange desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. O método é desenvolvido de acordo com a realidade do campo.