Blanco Castro expõe sua arte no IV Encontro dos Violeiros
Artista há mais de 25 anos, Blanco Castro não consegue viver daquilo que realmente sabe fazer: pintar quadros. Aos sábados e domingos, ele trabalha como vigia em uma escola de artes em Jaboticabal, interior de São Paulo, e durante a semana pinta em sua própria casa. “Passo o dia no quintal em meio às telas e pinceis”, conta o artista.
“Nunca estudei arte, mas acho que isso tudo sempre esteve dentro de mim”, afirma. A inspiração para seus quadros, que retratam o homem do campo e as formas simples de se viver, vem das memórias de sua infância e adolescência, na época em que viveu um sítio no interior paulista. “Acho que meu processo de criação vem desse ambiente de vida saudável que eu vivi, de muita simplicidade e liberdade também”, revela.
É retratando essa vida simples que Blanco legitima suas criações. Para ele, seus quadros são um misto de saudades e boas lembranças. “Sinto que me jogo nessas memórias e a tela responde com muito sentimento. Acho que faço uma arte sincera. Simples e muito verdadeira”.
Além de ser autor da pintura que ornamenta o cartaz o IV Encontro dos Violeiros, Blanco Castro também irá expor algumas de suas obras durante a festa da música caipira. Segundo ele, o encontro é uma preciosa forma de resgatar algo perdido no tempo, a cultura brasileira. As cores e a força das imagens criadas por Blanco retratam esse mundo por vezes esquecido do homem do campo.
O sítio Pau D´Alho, onde funciona o centro de formação do MST em Ribeirão Preto, é o palco do Encontro dos Violeiros há quatro anos. Para o artista Blanco Castro, o sítio é também o palco perfeito para suas obras. “Minha pintura fica feliz aqui nesse espaço. Parece se sentir em casa”, finaliza.
Serviço
IV Encontro Nacional dos Violeiros
7/10 – 14h às 21h
8/10 – 10h às 21h
A entrada é franca
Como chegar
Sítio Pau D´Alho – anel viário – km 328
Ribeirão Preto – SP
Organização
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Centro de Formação Dom Hélder Câmara Arquidiocese de Ribeirão Preto
Apoio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra
War on Want
CCA/SP
Patrocínio
Petrobrás