CNBB e Cáritas Brasileira continuam campanha em favor dos povos do Líbano

Por Gisele Barbieri
Fonte Agência Notícias do Planalto

Um mês após o ataque de Israel ao Líbano, organizações de todo o mundo iniciaram campanhas em favor dos libaneses que estão sendo massacrados pelos soldados de Israel. No Brasil a campanha iniciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Caritas já conseguiu arrecadar cerca de R$ 66 mil reais. Os recursos arrecadados serão utilizados para a compra de alimentos, agasalhos, água e medicamentos para os sobreviventes desta guerra que já dura quatro meses.

A expectativa da Caritas Brasileira é de que, até o final da campanha, o número de doações seja dobrado. Porém a Cáritas afirma que esta é também uma campanha muito difícil por defender apenas um dos povos envolvidos no conflito.

É o que explica o Assessor de Campanhas da Cáritas Brasileira, Vitelio Pasa: “é uma campanha de muita polêmica. Ela nasce de um conflito totalmente político e desejado. Tem muitas pessoas que ligam aqui para nós e perguntam: Porque não fazer campanha em favor do povo de Israel?. O lado mais fraco é aquele que deve ser protegido e defendido. Nós assumimos a postura de quem está sendo agredido e onde a quantidade de vítimas é maior.”

Pasa fala também que apesar do conflito continuar, não se vê mais informações sobre ele na mídia. Isto dificulta as arrecadações: “quando a campanha é lançada e o tema permanece na mídia, então as doações são mais significativas. Isto significa que as doações também diminuem consideravelmente. Enquanto estão na mídia, há mais mobilidade e sensibilidade das pessoas para doações.”

As doações podem ser feitas, até o dia 30 de novembro, nas contas do Banco do Brasil – agência 3475-4, conta corrente 39000-3 ou Caixa Econômica Federal – agência 2, conta corrente 5629-0. O conflito entre Libaneses e Israelenses, já vitimou milhares de militares e civis, incluindo 8 brasileiros.