Governadores assinam carta se comprometendo à erradicar trabalho escravo no Brasil

Por Danilo Augusto
Fonte Agência Notícias do Planalto

O trabalho escravo é um problema que ainda faz parte da realidade brasileira. Para tentar mudar esse fato, os governadores eleitos Jacques Wagner (BA), Wellington Dias (PI), Ana Júlia Carepa (PA) e Jackson Lago (MA), assinaram uma carta-compromisso, propondo como prioridade de governo tentar acabar com o trabalho escravo em seus respectivos estados. O conteúdo da carta traz as metas previstas no Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo que foi desenvolvido pela sociedade civil em conjunto com alguns setores do governo.

Essa carta foi proposta de uma campanha realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Repórter Brasil. O documento foi enviado para os candidatos aos cargos de governadores e presidente da República no período eleitoral.

No Brasil, existem aproximadamente 25 mil pessoas que estão em situações de trabalho escravo em fazendas, carvoarias e canaviais. Nos últimos 10 anos, só no estado do Pará, quase oito mil pessoas foram libertadas e na Bahia mais de duas mil. No Maranhão e Piauí os números são inferiores: menos de duas mil pessoas foram libertadas em cada estado. Na carta, os governadores ainda se comprometeram a atuar firmemente por uma reforma agrária real, que garanta condições os agricultores assentados.