Desertificação no Brasil atinge mais de 20 milhões
Fonte Agência Chasque
A desertificação brasileira atinge mais de 20 milhões de pessoas. A maior parte dela está concentrada em uma área de 18 mil quilômetros quadrados localizada em regiões do Piauí, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Ceará e de Pernambuco. O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros mais afetados com o problema, tendo 40% do seu território desertificado.
O Rio Grande do Sul passa por uma situação parecida, mas não é considerado um deserto. É o caso do chamado popularmente por “Deserto de São João”, localizado no município de Alegrete. Ali, o processo de arenização já expulsou diversos agricultores do local e deixou parte do solo impraticável para o plantio.
O que diferencia a situação do Sul com a dos estados do Nordeste, é que o processo de arenização pode ser revertido; já nos desertos, não. A desertificação é resultado direto da degradação do solo provocada pela má utilização do homem. Em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas são afetadas pela desertificação em mais de cem países. Cerca de 25% dos solos produtivos do planeta se transformaram em terras estéreis.