Acampamento sem-teto inaugura biblioteca em Osasco
O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) inaugura no próximo sábado (02/12) a Biblioteca Revolução Bolivariana, no acampamento Carlos Lamarca, em Osasco (SP).
“Deixa-nos orgulhosos o fato de nascer mais uma biblioteca em um dos acampamentos de sem-tetos. Esse é um acampamento que hoje possui 120 famílias do MTST e tem uma história de luta, resistência e de conquistas. E apesar das dificuldades, contará com uma biblioteca para atender sua população”, dizem os sem-teto.
A área do acampamento estava abandonada foi ocupada em outubro de 2003 por cem famílias, que desde então enfrentam muitas adversidades. Em outubro do ano passado, o antigo proprietário do local entrou com uma ação de reintegração de posse alegando que a ocupação tinha menos de um ano, o que permitia o despejo imediato via liminar. No começo desse ano, a Polícia Militar invadiu o acampamento sem ordem judicial e agrediu dezenas de militante. Cinco integrantes do MTST foram presos.
A comunidade recebeu o apoio da sociedade, que se revoltou com a violência. E a solidariedade continuou durante o ano: em agosto, as famílias contaram com a colaboração de voluntários para construir a horta do acampamento. Além disso, todos os sem-teto foram cadastrados pela Prefeitura de Osasco e incluídos em um programa habitacional do governo federal.