Advogado dos Sem Terra Aton Fon Filho recebe prêmio Direitos Humanos

O advogado do MST, Aton Fon Filho, recebe hoje no Palácio do Planalto, em cerimônia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Prêmio Direitos Humanos 2006, concedido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Criado em 1995, o Prêmio é concedido anualmente pelo governo federal a pessoas e organizações com destacado trabalho em defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Desde sua criação, 160 estudantes, personalidade e instituições tiveram seus esforços reconhecidos e homenageados.

Aton Fon Filho ganhou o Prêmio na categoria Promoção aos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Ao todo, cerca de 800 pessoas e entidades foram indicadas à premiação. Em cada categoria foram destacadas uma pessoa física e uma instituição.

Em sua 12ª edição, o prêmio está dividido em sete categorias: Santa Quitéria do Maranhão – Registro Civil de Nascimento; Dorothy Stang – Defensores de Direitos Humanos; Enfrentamento à violência; Enfrentamento à discriminação; Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais; e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A 7ª categoria premia estudantes do ensino médio e do ensino superior (graduação) que participaram de concurso de redação e artigos sobre o tema “Educação em Direitos Humanos e Construção da Paz”.

Entre os demais agraciados estão a Campanha “Ele é Meu Pai” (categoria Santa Quitéria do Maranhão – Registro Civil de Nascimento), a trabalhadora rural Maria Joel Dias da Costa (categoria Dorothy Stang – Defensores de Direitos Humanos), a associação EDUCAFRO (categoria Enfrentamento à Discriminação), Casa da Mulher no Tocantins/Casa 8 de Março (categoria Enfrentamento à Violência) e Dom Luciano Mendes de Almeida (categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente).