Cursos de formação técnica e política formam 475 militantes no Maranhão
Os processos de formação são uma das prioridades do MST. Em vários estados o Movimento realiza cursos tanto para formação técnica quanto política de seus militantes. No Maranhão no ano de 2006 o MST formou através de seus cursos e parcerias, o número total de 475 educandos da Reforma Agrária.
Foram concluídas cinco turmas de nível técnico: duas turmas de técnicos em Agroecologia, em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de São Luiz, uma em Saúde Comunitária, parceria entre MST e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e duas turmas de magistério também em parceria entre MST e UFMA. Com exceção do curso de magistério, os demais atendem a assentados dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
Além da formação técnica, o MST também desenvolve cursos de formação política. Dos cursos informais se destaca o da Escola Estadual de Formação Política, realizado em duas turmas por ano. O curso ajuda a reforçar os conteúdos humanísticos que os educandos aprendem nos cursos técnicos.
Na última turma, realizada entre os dias 10 de janeiro e 6 de fevereiro de 2007, no Assentamento Gameleira, 50 jovens mostraram sua disposição em contribuir na luta por uma sociedade mais justa. O que para Simone Pereira, do Setor de Formação, é muito importante já que 80% dos educandos que participam dos cursos estão inseridos em atividades rotineiras em seus assentamentos.
A perspectiva para 2007 é ampliar ainda mais a capacitação da juventude. Em maio acontecerá a segunda turma da Escola Estadual e no segundo semestre uma acampamento estadual da juventude reunirá jovens do campo e da cidade em São Luiz para debater sobre a realidade brasileira e principalmente o papel da juventude neste processo.