Gente da Terra: documentário relata vida camponesa em Roraima
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança hoje, 25, no Centro de Cidadania Nós Existimos, o vídeo-documentário de média metragem Gente da Terra. O evento é uma produção local que aborda a difícil realidade dos camponeses no Estado de Roraima e está previsto para começar às 20h, com entrada gratuita.
Filmado no mês de abril, por ocasião da 2ª Marcha pela Reforma Agrária, o vídeo relata experiências de vida de duas famílias rurais que decidem somar à manifestação liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Motivado por um ideal de libertação e solidariedade, agricultores anônimos vão à Marcha para levar uma mensagem ao governador, além de se unirem por uma vida melhor no campo. “Eu vou, porque quanto mais gente eu acho que tenha, é melhor. Quero ajudar aqueles que estão na frente, enfrentado”, comenta no filme o colono Alexandre Pereira da Silva, protagonista do “Gente da Terra”.
O vídeo-documentário, com duração de trinta e três minutos, é uma produção do jornalista André Vasconcelos, com roteiro do fotógrafo Cleon Roberto Frota e argumento do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Leandro Freitas. O investimento para a realização da película foi da Comissão Pastoral da Terra, com apoio dos Frades Franciscanos.
LIVRO: Além do vídeo-documentário, no Dia do Trabalhador Rural, a Pastoral da Terra realiza a exposição fotográfica e lançamento do Caderno de Conflitos, uma produção que relata todos os conflitos envolvendo agricultores no Brasil.
Fonte: Folha da Manhã de Boa Vista