Agricultores impedem venda de sementes da Syngenta no Paraná
Cerca de 150 agricultores ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Via Campesina, ocuparam a Câmara de Vereadores de Pinhão, na região central do Paraná, na segunda-feira, dia 13, para impedir a compra de sementes da multinacional suíça Syngenta Seeds, pelo Conselho de Desenvolvimento Rural (Conder), do município.
A mobilização dos agricultores impediu a realização de uma reunião entre o Conselho e representantes da Syngenta, convocada as pressas pelo presidente do Conder e Secretário de Agricultura do município, Aroldo Antunes, para acertar a venda de sementes de milho da empresa ao município, que seria destinada aos pequenos agricultores de Pinhão.
O município de Pinhão conta com uma grande variedade de sementes criuolas, por isso o membro da coordenação estadual do MPA, Gilmar Fernandes, afirma que se há dinheiro para investir nas sementes, os camponeses querem plantar sementes crioulas para não se tornar dependentes de empresas de sementes químicas e transgênicas, como a Syngenta.
Agora, os agricultores prometem mobilizar os membros do conselho e convocar uma reunião extraordinária, para discutir que tipo de sementesserão plantadas no município.