MST participa de fórum sobre expansão da cana no Pontal, em SP

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o será realizado o I Fórum Regional sobre a Expansão da Monocultura da Cana: “Cenários e Tendências para o Pontal do Paranapanema”. O Fórum acontece em Presidente Prudente, região do Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo.

O objetivo do I Fórum da Cana é discutir as implicações trazidas pelo aumento do cultivo da cana-de-açúcar para a produção de combustível e proporcionar à sociedade do Pontal do Paranapanema uma reflexão sobre as conseqüências geradas pelas Usinas Agro-açucareiras. Tais conseqüências
serão discutidas em suas dimensões sociais e ambientais.

Entre essas conseqüências estão a superexploração do trabalhador no corte da cana, a substituição de outras culturas pela cana-de-açúcar, a contaminação de mananciais, a destruição das matas ciliares e as queimadas.

No caso específico do Pontal, área de intensos conflitos sociais, os impactos da opção pelo modelo agroexportador são ainda mais visíveis. O MST acredita que a expansão das lavouras na região vai inviabilizar a realização da Reforma Agrária, reivindicação histórica dos trabalhadores e
trabalhadoras rurais do Pontal.

O Fórum pretende também estabelecer um diálogo entre representantes governamentais, movimentos sociais, órgãos ligados à questão das terras do Estado, universidades e demais segmentos da sociedade civil.

Atividades

Durante os três dias do evento serão realizadas cinco mesas temáticas, constituídas por palestrantes de diversos segmentos que tratam do assunto. Entre os participantes confirmados estão: Gustavo Ungaro, diretor-executivo do Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp),
Doraci Cabanilha Souza do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Kageyama, da ESALQ – USP, Dom José Maria Libório, Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro (PT), deputados estaduais e coordenadores da Frente Estadual em Defesa da Reforma Agrária e Dom José Maria Libório, da Mitra Diocesana.

Entre os temas de debate estão: a expansão do agronegócio, a questão dos trabalhadores, migração, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e Reforma Agrária.

A atividade é um parceria entre o MST, o Centro de Direitos Humanos Evandro Lins e Silva, a Comissão de Instalação das Ações Territoriais, a Associação Brasileira de Reforma Agrária e o projeto Balcão de Direitos “Cidadania e Direitos Humanos para o Pontal do Paranapanema”, da
Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Programação

Terça-feira – 21 de agosto

Conferência de Abertura – 16h
Doraci Cabanilha Souza (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Paulo Kageyama (ESALQ-USP), Gustavo Húngaro (ITESP), representante do INCRA, Nelson Bugalho (Ministério Público do Meio Ambiente), Hélio Neves (FERAESP), Braz Albertine (FETAESP), Dom José Maria Libório (Mitra
Diocesana), representante do Centro de Direitos Humanos “ELS”, representante da Abra, representante da SEDH/PR, representante da Rede Social de Justiça, Raul Marcelo (deputado estadual , PSOL) e Simão Pedro (deputado estadual, PT).

Mesa 1 – 19h
A expansão do agronegócio frente a perspectiva de fortalecimento do mercado de commodities a nível internacional, nacional e regional. Antônio Thomaz Júnior (UNESP Pres. Prudente), Edivar Lavratti (MST), Hélio Neves (FERAESP) e Gerd Espanorek (ESALQ- USP).

Quarta-feira, 22 de agosto

Mesa 1 – 9h
Conseqüências da monocultura da cana-de-açúcar para o meio ambiente e saúde humana.
Fernando César Bolque (Ministério Público do Meio Ambiente), José Benites Oliveira (CETESB Pres. Prudente), Luciano Zica (Secretaria do Meio Ambiente) Paulo Kageyama (ESALQ – USP) e Luiz Otávio (Embrapa).

Mesa 2 – 14h
Questão Fundiária: Agronegócio, terras devolutas e a reforma agrária no Pontal Clédson Mendes (MST), Aparecido Bispo (FERAESP) e representantes do ITESP, INCRA e FETAESP

Quinta-feira, 23 de agosto

Mesa 1 – 9h
Migração e precarização do trabalho na monocultura da cana-de-açúcar.

Padre Garcia Peres (Pastoral do Migrante), Padre Tiago (Comissão Pastoral da Terra), Rubens Germano (CUT/FERAESP),Mariângela Pelegrini (Juíza do Trabalho de Rancharia) e Ana Maria Soares de Oliveira (UNESP de Presidente Prudente)

Mesa 2 – 14h
Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar para o Pontal do Paranapanema.
Horácio Martins Carvalho (UFPR), Maria Judith Magalhães (delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Egon Krackehk (Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável/MMA) e Claudio Pádua (IPÊ).

Serviço
I Fórum Regional sobre a Expansão da Monocultura da Cana Abertura: 21 de agosto, a partir das 14h. Auditório da Mitra Diocesana de Presidente Prudente – Rua Pe. João Goetz, 400 – Jd. Esplanada – Presidente Prudente, SP.