MPA ocupa área da Aracruz em Canguçu
Nesta segunda-feira, 1° de outubro, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam uma área da transnacional Aracruz Celulose em Canguçu, a 5 km da BR-116, no sul do Rio Grande do Sul. Os cerca de 500 camponeses querem denunciar os danos ambientais causados pela monocultura na região.
O monocultivo de eucalipto para produção de celulose é causa da crescente dissolução das comunidades cercadas pelo plantio na região. Além disso, os pequenos agricultores denunciam a farsa da geração de emprego e renda divulgados pelas empresas da celulose e protestam contra o número cada vez maior de propriedades destinadas ao plantio de acácia e eucalipto no município. A atividade simboliza também o início da luta do MPA pela Reforma Agrária. O movimento conta hoje com um grande número de famílias sem-terra em sua base.
Durante à tarde o MPA ocupará espaço na câmara de vereadores da cidade para apresentar uma proposta de projeto de lei de iniciativa popular que limite a área de monocultura para celulose no Município.