62% dos brasileiros são contra privatizações de serviços
Da Radioagência NP
Um total de 62% dos brasileiros é contra a privatização de serviços públicos. As informações pertencem a uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos que ouviu mil pessoas entre os dias entre os dias 24 e 31 de outubro. Para os entrevistados, as privatizações pioraram os serviços prestados à população, principalmente nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica, água e esgoto.
Os dados mostram uma mudança de visão dos brasileiros para o tema. Em 1995, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatítisca (Ibope) mostrou que 43% eram a favor das privatizações.
Para o petroleiro e integrante da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Nacional), Antonio Carlos Spis, o quadro reflete a insatisfação das pessoas em relação às tarifas cobradas por essas empresas.
“A empresa pública mesmo com deficiência, pode ser cobrada pela sociedade, já a empresa privada não, pois ela visa única e exclusivamente o lucro. E vendo essa situação nova, de carência de alguns serviços que foram privatizados e com o aumento de tarifas, a população canaliza agora uma postura contra”.
As privatizações no Brasil aconteceram principalmente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), responsável por privatizar aproximadamente 70% do patrimônio brasileiro.