MST presta homenagem a Mészáros na Escola Nacional Florestan Fernandes
O pensador marxista István Mészáros recebeu uma homenagem do MST em visita à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), no último domingo, dia 18. Na Escola, que fica Guararema, no interior de São Paulo, Mészáros plantou uma árvore de mogno para deixar a marca da sua visita.
Em uma breve exposição, o filósofo húngaro disse que os laços associativos dos integrantes do movimento são o germe para a construção de um sociedade com igualdade e liberdade. Na cerimônia, Geraldo Gasparin, da coordenação da ENFF, destacou a importância da obra do pensador para a compreensão da sociedade e na luta socialista.
Mészáros também autografou uma coleção de livros para a biblioteca da ENFF e manifestou apoio à campanha dos livros do Movimento. O filósofo é autor de A teoria da alienação em Marx (1970), O poder da ideologia (1989) e de Para além do capital – Rumo a uma teoria da transição (1995), obra considerada a continuação de O Capital, de Karl Marx (todos publicados no Brasil pela editora Boitempo).
O filósofo está entre os mais importantes intelectuais marxistas da atualidade, é professor emérito da Universidade de Sussex, na Inglaterra. Ligado à chamada Escola de Budapeste, um grupo de filósofos húngaros, Mészáros é discípulo de Georg Lukács, que teve grande importância no cenário intelectual do século 20.
Nesta semana, o pensador dá palestras de lançamento no país do livro O desafio e o fardo do tempo histórico, em São Paulo, na quarta-feira, às 18h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP; e em Santa Catarina, no Auditório da Reitoria da UFSC, nesta terça-feira às 18h30.
** Vídeo produzido pela Brigada de Audiovisual da Via Campesina