NOTA EM SOLIDARIEDADE AO POVO XUKURU DO ORORUBÁ

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem aqui se solidarizar com todo o povo Xukuru do Ororubá, que sofre mais uma vez com a repressão do Estado e a arbitrariedade do sistema judiciário brasileiro.

A prisão do companheiro Agnaldo Xukuru, grande liderança indígena e companheiro na luta contra o latifúndio e todas as injustiças que afetam nosso povo, é para nós, motivo de muita indignação.

Sabemos que o Estado burguês, através do seu aparato policial e judiciário, tem sistematicamente tentado criminalizar os Movimentos Sociais organizados, seus militantes e dirigentes, e todos (as) aqueles (as) que ameaçam os interesses do poder instituído, que esse
Estado defende.

É a “justiça” dos ricos contra os pobres. A “justiça” dos poderosos contra todos aqueles que lutam por um país soberano e igualitário.

Nesse momento, mais de 1.300 trabalhadores rurais Sem Terra, representando as mais de 40 mil famílias Sem Terra de Pernambuco, estamos reunidos no 17º Encontro Estadual do MST em Pernambuco. Foi no momento da abertura do nosso Encontro, que ficamos sabendo da prisão do companheiro Agnaldo Xukuru.

Nossa solidariedade se manifesta, nesse primeiro momento, através dessa carta. Mas ela se manifesta, principalmente, através da luta conjunta, de nossos povos juntos, ocupando as ruas e exigindo justiça. Estamos prontos para a ação.

A luta continua, Companheiros (as)! E será só através dela que retomarem a terra que nos é de direito, dos povos indígenas, quilombolas e camponeses desse país e que conquistaremos a justiça tão sonhada.

Em solidariedade e luta,

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Pernambuco

Recife, 14 de dezembro de 2007
Encontro Estadual do MST-PE