Itália pede prisão de envolvidos na Operação Condor
Da Radioagência NP
Nenhum comunicado oficial chegou até o Ministério das Relações Exteriores sobre a decisão da Justiça da Itália, que pediu a prisão de 140 sul-americanos. Desde o início da semana, a imprensa italiana divulgou que 140 ordens de prisão foram expedidas para punir os responsáveis pelo desaparecimento de 25 italianos. Entre eles estão 13 brasileiros.
As pessoas envolvidas são acusadas de “massacre, seqüestro e homicídio múltiplo agravado” devido sua participação na Operação Condor. Esta operação foi aplicada nos anos 70 e 80 pelos regimes militares da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai para eliminar a oposição política, especialmente os comunistas.
A Justiça da Itália começou a investigar o caso no final dos anos 90, quando as famílias sul-americanas de descendência italiana entraram com ações judiciais para pedir providências sobre o desaparecimento de seus membros.
De acordo com a agência de informações argentina Telam, a prisão do ex-militar Néstor Jorge Fernandes, responsável pelo serviço secreto da ditadura uruguaia, motivou a expedição das novas ordens de prisão. Fernandes foi detido na última segunda-feira (24) na província de Salerno, sul da Itália.
Nenhum dos brasileiros incluídos na lista da Justiça italiana teve o nome divulgado. Caso sejam recebidos oficialmente, os pedidos de prisão serão entregues ao Ministério da Justiça.