MPA define mobilizações de 2008 em assembléia no RS
Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) realiza uma assembléia estadual em Seberi (RS) para definir as próximas mobilizações no Estado. Devem participar da reunião cerca de 200 camponeses de 170 municípios gaúchos.
Entre as pautas nacionais, os agricultores irão debater o crédito de reestruturação, a proposta de pagamento ambiental (recurso a ser disponibilizado pelo governo federal aos camponeses para que eles mantenham florestas de árvores nativas nas propriedades) e a liberação de mais recursos para projetos de energia e alimento.
Do governo estadual, os camponeses exigem a real implementação do Programa Estadual de Irrigação, que até o momento não é cumprido. “Sugerimos à governadora que utilize o dinheiro gasto nas ações de repressão da Brigada Militar contra os movimentos sociais para construir cisternas pelo interior do Estado, que é disso que os agricultores estão precisando”, argumenta o integrante da Coordenação Estadual Plinio Simas.
Uma das principais mobilizações deve ocorrer em Maio, quando o MPA e demais organizações camponesas realizam uma jornada nacional de lutas pela valorização da agricultura camponesa.