Lutar sempre! é exibido em festival no DF

O documentário Lutar sempre!, que apresenta o 5º Congresso Nacional do MST, será exibido na noite desta quinta-feira (03/07), durante a 8ª edição da Mostra Taguatinga – Festival de Cinema e Vídeo, que acontece até o próximo domingo (06/07) em Taguatinga, no Distrito Federal.

O filme, realizado por militantes da Brigada de Audiovisual da Via Campesina Brasil, tem 29 minutos e pretende ir além do registro daquele que foi considerado o maior congresso de camponeses da história na América Latina, mas aprofunda o debate sobre os novos desafios para a Reforma Agrária.

O 5º Congresso reuniu em junho de 2007 mais de 17.500 trabalhadores rurais Sem Terra de todo o Brasil e convidados de todo o mundo.

Concebido partir de distintos materiais imagéticos e sonoros, o documentário tem um roteiro não-linear, pautado por temas.

“Nosso intuito era articular um discurso fílmico coerente e direto, que abordasse a conjuntura atual da luta de classes, a partir da perspectiva do campo”, afirma Ana Chã, integrante da Brigada.

“Foi preciso se livrar não só dos filmes-de-casamento, aqueles que só se preocupam em registrar algo, como também dos filmes-de-gabinete, em que se dá uma pretensa disputa entre as opiniões das lideranças e dos especialistas, ficando o povo na condição de objeto ou mero espectador”.

A 8ª edição da Mostra Taguatinga – Festival de Cinema e Vídeo acontece no Teatro da Praça, centro de Taguatinga, com entrada gratuita. São mais de 60 curtas-metragens dos gêneros de ficção, documentário e animação, vindos de todo o Brasil, e dois longas-metragens produzidos no Distrito Federal, que serão exibidos durante os cinco dias de festival, distribuídos em sete programas de exibição.

Programação e outras informações: www.mostrataguatinga.com.br

Serviço:

Local: Teatro da Praça – Centro de Taguatinga.
Data: 01 a 06/7.
Horário: A partir das 20h.
Preço: Grátis.