MST faz ato na Codevasf em Petrolina
Cerca de 600 famílias do MST seguem nesta quinta-feira (25/07) à tarde para a sede da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) em Petrolina, Sertão Pernambucano.
O Sem Terra deixarão a sede do Incra, onde estavam acampados desde o dia 23/07, às 14h em direção à Codevasf, onde participarão de audiência pública com diretores do órgão e empresários para discutir a venda dos lotes do Projeto Pontal Sul, um projeto de irrigação voltado para empresas do agronegócio.
Os agricultores protestam contra o projeto, que privatizará as terras, a água e toda a infra-estrutura do projeto para que grandes empresas do agronegócio produzam para o mercado externo, transformando uma região marcada pela agricultura familiar e pela produção de alimentos
para o mercado interno em uma grande fazenda privada, com produção voltada para os Estados Unidos e para a Europa, e relegando os pequenos agricultores que vivem no entorno do projeto a reservatório de mão-de-obra para as grandes empresas.
A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada em torno do Dia do Trabalhador Rural, 25 de julho.