Sem Terra ocupam área da Dnit no Espírito Santo

Cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras do MST montaram seus barracos às margens da BR-101, em São Mateus, na manhã da quarta-feira (24/9). As 150 famílias chegaram ao local de ônibus e caminhão, cedidos pela empresa privada, que estava com sua área ocupada há 10 dias.

Segundo informações de um dos coordenadores do movimento no norte do Estado, Juraci Portes, o terreno é de propriedade do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes). O objetivo do novo acampamento é chamar a atenção dos órgãos competentes para que uma área seja disponibilizado para assentar as famílias. Até o final desta semana outras 200 pessoas devem aderir ao movimento no local.

De acordo com o coordenador, há dez dias os Sem Terra estavam acampados numa área de plantação de cana-de-açúcar, de propriedade particular, no município de Conceição da Barra, mais precisamente entre os distritos de Saionara e Pinheiros. Em 14/9 os acampados receberam uma ordem de despejo, e por meio de negociações conseguiram transporte para deslocar as famílias para o quilômetro 76, em uma área do governo.

“A nossa preocupação é viabilizar um assentamento para as famílias, pois a Reforma Agrária precisa acontecer no Brasil e, principalmente, no Espírito Santo. Aqui no norte do Estado, há muita terra ocupada por grandes plantações de cana e eucalipto e o que queremos é apenas um espaço para morarmos e produzirmos nossa subsistência”.

As negociações entre o governo do Estado e Incra (nstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já ocorrem no Espírito Santo, e o coordenador afirmou que o terreno será desocupado assim que uma nova área para o assentamento das famílias for disponibilizada.

(Com informações da Folha de Vitória)