Sem Terra chegam a São Gabriel e marcham rumo à fazenda Southall

Nesta quarta-feira (17/12), trabalhadores rurais do MST realizam uma panfletagem na cidade de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O objetivo é mostrar à população os benefícios econômicos e sociais que a desapropriação da Estância do Céu, área de 5 mil hectares da Fazenda Southall, irá trazer à região. As famílias Sem Terra também visitam comunidades da periferia de São Gabriel.

Os cerca de 400 integrantes do MST chegaram à cidade na tarde de ontem (16/12), depois de caminharem 28 km pela BR-290, desde Santa Margarida do Sul. As famílias passaram a noite em uma área cedida por um apoiador do movimento. Na quinta-feira (18/12) pela manhã, elas seguirão a marcha em direção à Fazenda Southall, onde acontece um ato público com a presença de apoiadores e autoridades da região, entre eles o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Para o deputado federal Adão Pretto (PT/RS), que também participará do ato, este novo assentamento pode ser considerado um “assentamento ideológico”. “Foram muitas lutas. Já ameaçaram estes trabalhadores e xingaram demonstrando preconceito. Agora, faz-se justiça e finalmente, famílias que há tantos anos esperam seu pedaço de terra, sairão de suas situações precárias para iniciar uma vida que tanto planejaram”, disse.

Histórico

O complexo Southall teve sua desapropriação decretada em 2003. Porém, o Supremo Tribunal Federal impediu que este território equivalente a área de 133 municípios gaúchos e afundado dívidas com bancos públicos fosse desapropriado. Na época, os ruralistas da região, que já haviam ameaçado uma vistoria das terras com seqüestros e bloqueios, distribuíram um panfleto incitando a violência contra os trabalhadores, sugerindo o uso de veneno e armas de fogo contra os acampados.

Cinco anos depois, parte da área é agora desapropriada e, junto com outros novos assentamentos na região, irá assentar mais de 600 famílias, gerando 1800 empregos diretos e injetando cerca de R$20 milhões na economia da região.

Celebrando as conquistas

O ano de 2008 foi mais um de muitas lutas e de grandes enfrentamentos em defesa da Reforma Agrária. O MST – RS chega ao final deste ano com duas importantes vitórias.

Além da conquista da fazenda Southall, após cinco anos de luta, outro importante feito é a instalação de uma unidade de beneficiamento de arroz, no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, que permitirá dar ainda mais qualidade e agregar mais valor à produção dos assentamentos da região de Porto Alegre.

Para compartilhar essas conquistas com os companheiros e companheiras que estiveram ao lado do Movimento durante os momentos mais difíceis da nossa luta, que sempre apoiaram e defenderam a Reforma Agrária como um modelo de desenvolvimento capaz de gerar trabalho e produzir alimentos.

Assim, o MST – RS tem a alegria de convidar todos os apoiadores e apoiadoras para celebrar estes importantes momentos, participando de uma série de atividades que acontecem nesta semana:

Em São Gabriel

Dia 17/12 – atividades de agradecimento com a comunidade de São Gabriel

Dia 18/12, às 10h – entrada na Fazenda Estância do Céu. Ato político de Emissão de Posse do novo
assentamento. Almoço coletivo.

Em Nova Santa Rita

Dia 19/12 – Atividades no assentamento Capela:

• 9h – Visita do Ministro Guilherme Cassel na Loja da Reforma Agrária (Mercado Público – Porto Alegre)

• 10h – Acolhida

• 11h – Ato de Inauguração da Unidade de Beneficiamento de Arroz

• 12h – Almoço coletivo ( contribuição: R$ 7,00)