Entidades reafirmam compromisso com luta por Reforma Agrária em MT
[img_assist|nid=8853|title=Encontro reúne militância do MST|desc=|link=none|align=left|width=640|height=480]
Na última segunda-feira (14/12), chegaram ao Centro de Formação Olga Benário cerca de 160 militantes vindos de vários rincões do estado de Mato Grosso, homens, mulheres e crianças, para participar do XIV Encontro Estadual do MST/MT até o próximo sábado (19/12). O Centro onde se realiza o Encontro está localizado no Assentamento Dorcelina Folador, a 40 km da capital Cuiabá. Vieram companheiros e companheiras das cinco regiões do Estado em que o Movimento está organizado: regional sudoeste (Cáceres), sul (Rondonópolis), norte (Sinop), baixada cuiabana (Cuiabá) e médio norte (Tangará da Serra).
As mulheres que participam do encontro representam 26% do total dos participantes. A ciranda infantil está organizada para atender 19 Sem Terrinha. A estrutura organizacional conta com a participação de várias companheiras e companheiros, distribuídos nas diversas equipes, como saúde, ciranda, mística, cozinha e outras, que contribuem na organização do encontro.
A abertura do Encontro aconteceu às 20h30 de segunda-feira, e contou com a participação de várias entidades amigas da luta pela Reforma Agrária, que reafirmaram seu compromisso com a luta da classe trabalhadora: CUT (Central Única dos Trabalhadores), SEEB (Sindicato Estadual dos Bancários), CIMI (Conselho Missionário Indiginista), Assembléia Popular, MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), DCE/ UFMT (Diretório Central dos Estudantes), RECID (Rede de Educação Cidadã), SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público), MRS (Movimento de Rumo ao Socialismo), Intersindical e SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais).
O Encontro tem como objetivo, entre outros pontos, promover o estudo e a formação e realizar o lançamento das comemorações do aniversário dos 15 anos do MST no estado – tendo em vista que o próximo ano será um momento muito especial para todas as famílias que construíram a luta e resistência nestes 15 anos de vida do Movimento.
O enceramento do Encontro será no sábado (19/12) à noite, com um grande baile de confraternização entre os companheiros e companheiras, como um espaço de fortalecimento da mística e unidade do MST e amigos.