“Vamos seguir mobilizados aqui no Pará”, afirma dirigente estadual

O MST ocupou, na manhã desta segunda-feira (19/4), a sede da Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Belém, como parte das ações da Jornada de Luta Nacional Pela Reforma Agrária, com 500 Sem Terra de acampamentos e assentamentos do Pará. A pauta do Movimento foi apresentada ao superintendente regional do Incra Elielson Silva, pela manhã, mas não houve avanços na negociação. “Não deram respostas às nossas demandas”, disse Ulisses Manaças, da coordenação do Movimento.

O MST ocupou, na manhã desta segunda-feira (19/4), a sede da Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Belém, como parte das ações da Jornada de Luta Nacional Pela Reforma Agrária, com 500 Sem Terra de acampamentos e assentamentos do Pará.

A pauta do Movimento foi apresentada ao superintendente regional do Incra Elielson Silva, pela manhã, mas não houve avanços na negociação. “Não deram respostas às nossas demandas”, disse Ulisses Manaças, da coordenação do Movimento.

O Movimento esperou até o final desta tarde um mudança de posição do Incra, que resolveu pedir a reintegração de posse da sede e encerrar a negociação até que os trabalhadores rurais desocupem o prédio.

“É muito ruim a posição da superintendência, que está sendo intransigente. Não atenderam a nossa pauta e agora se negam a negociar e dar respostas concretas às nossas demandas. Vamos ficar mobilizados até que possamos resolver efetivamente a pauta de reivindicação da nossa organização e não aceitaremos outra reposta que não seja ao atendimento da nossa pauta”, avalia Manaças.

Os trabalhadores estavam concentrados desde a última sexta-feira em São Brás e, por volta das 8h, caminharam pela avenida Almirante Barroso até a travessa Perebebuí, no bairro do Marco. Os Sem Terra seguiram pela avenida Perimetral até o Incra.

O movimento realizou na sede uma cerimônia ecumênica em homenagem aos 19 Sem Terra que morreram em confronto com a Polícia Militar em Eldorado do Carajás (PA), em 1996.