Exposição em universidade espanhola homenageia o MST

Por Isaac Giribet i Bernat Da Catalunha Durante duas semanas, os cidadãos do município catalão de Lleida puderam conhecer um pouco mais sobre o MST, por meio da exposição “O Movimento dos Trabahadores Sem Terra através de seus cartazes”. Mais de 1.500 pessoas visitaram a exposição, que apresentou vinte cartazes, de diferentes períodos da história do movimento, juntamente com os postais da mostra fotográfica “MST: 25 anos de lutas e conquistas” compuseram a exposição.


Por Isaac Giribet i Bernat
Da Catalunha

Durante duas semanas, os cidadãos do município catalão de Lleida puderam conhecer um pouco mais sobre o MST, por meio da exposição “O Movimento dos Trabahadores Sem Terra através de seus cartazes”.

Mais de 1.500 pessoas visitaram a exposição, que apresentou vinte cartazes, de diferentes períodos da história do movimento, juntamente com os postais da mostra fotográfica “MST: 25 anos de lutas e conquistas” compuseram a exposição.

Também foram exibidos materiais produzidos pelo Setor de Educação do movimento e pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).

A exposição foi resultado de uma parceria entre a Universitat de Lleida (UdL) e a organização de cooperação internacional Iniciativa de Apoio à Reforma Agrária Brasileira (ISRAB).

Jaume Barrull, pró-reitor de Atividades Culturais da UdL, destaca o interesse que a comunidade universitária tem sobre a temática da luta pela terra no Brasil e pretende manter e fortalecer os vínculos já existentes com o MST.

Há sete anos a UdL mantém parcerias, em forma de projetos de cooperação para o desenvolvimento da produção, com cooperativas da região noroeste do Paraná.

Para o universitário Cesca Fusté “foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco do MST, fiquei surpreso de como utilizam ferramentas da comunicação para expressar seus ideais e sua história”.

Outras pessoas destacaram a capacidade dos cartazes de sensibilizar sobre a urgência e necessidade da reforma agrária no Brasil. Após o grande sucesso, outras cidades espanholas irão receber a exposição.