Atingidos por Belo Monte acampam em Altamira

 

Da Página do MAB

 

Na manhã de hoje (22), iniciou-se o acampamento contra Belo Monte e em defesa dos direitos dos atingidos na cidade de Altamira. O acampamento é organizado pelo MAB e dezenas de atingidos pela barragem já se encontram no local, que deverá receber mais pessoas a partir de amanhã, principalmente das vilas e bairros da cidade, onde durante nas duas últimas semanas foram realizada visitas às famílias com a brigada de agitação e propaganda.

Ribeirinhos, pescadores, sem teto, moradores de ocupações rurais e da periferia de Altamira fazem parte do acampamento, que discute a organização do MAB na região, fazem o diálogo com a sociedade e ouvem a troca de experiências com atingidos pela Barragem de Tucuruí, que também participam do acampamento.

“Queremos discutir com os atingidos por Belo Monte a barragem para quê e para quem. A construção de Tucuruí, aqui mesmo no Pará, foi há quase 30 anos e nós ainda vivemos na miséria, muitas famílias ainda sem luz. Queremos alertar esse povo de que a idéia de progresso e melhoria de vida que o consórcio construtor está pregando aqui é uma mentira como mentiram também para nós”, afirmou um atingido por Tucuruí.

Para amanhã, terça feira, estão previstas atividades de formação e construção da pauta de reivindicação dos atingidos e na quarta está programando uma grande marcha pela cidade de Altamira, protestando contra a barragem de Belo Monte e debatendo com a sociedade a luta pelos direitos. Na quinta e na sexta feiras estão planejadas atividades de panfletagem e outras ações com a sociedade local.

O acampamento está localizado na Praça da Independência, próximo à Universidade Federal do Pará. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina e Assembléia Popular, que acontece em diversos estados e na capital federal, onde hoje iniciou um grande acampamento nacional.