Festival de cultura na Feira da Reforma Agrária recebe Pereira da Viola em Maceió



Por Rafael Soriano
Da Página do MST



A já tradicional Feira da Reforma Agrária, em sua 12ª edição entre 7 e 11 de setembro, traz todos os anos à Praça da Faculdade, no Prado em Maceió, um verdadeiro Festival de Cultura Popular.


Por Rafael Soriano
Da Página do MST

A já tradicional Feira da Reforma Agrária, em sua 12ª edição entre 7 e 11 de setembro, traz todos os anos à Praça da Faculdade, no Prado em Maceió, um verdadeiro Festival de Cultura Popular.

Ponto alto do Festival, a sexta-feira (9/9) apresenta ao público alagoano Pereira da Viola, violeiro de Minas Gerais com 19 anos de carreira encantando plateias no Brasil e no exterior com suas cantigas, seus sambas, batuques e outros ritmos de raiz. Todos os dias a programação começa às 17h.

A programação cultural que confraterniza campo e cidade durante a Feira agrega linguagens artísticas diversas, do teatro popular da Cia Fulanos Ih! Cicranos, com a peça “Contos de Cordel” – na abertura da Feira (07/07) – até as sessões do Cineclube Cinema na Terra, todos os dias às 18h. O público que vier à Praça da Faculdade assistirá ainda apresentações de atrações consagradas em nível local, como Raffa Honorato, Seresteiros de São Vicente, Trio Gogó da Ema, Trio Nó Cego, Demis Santana, Afoxé Oju Omi Omorewá, Quarteto Malacada, entre outros.

A programação audiovisual ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, uma das faixas de programação do Festival de Cultura Popular da Feira da Reforma Agrária. Contando com o lançamento de filmes inéditos, de produção local e nacional, o intuito é levar cinema de qualidade aos feirantes e ao público em geral, em horário fixo. O filme “O veneno está na mesa” de Silvio Tendler, com lançamento agendado para o dia 08/09, traz à luz o debate dos agrotóxicos presentes na alimentação de toda população.

Pereira da Viola, virtuose caipira

O Violeiro, cantor e compositor, Pereira da Viola nasceu em São Julião, pequena comunidade rural no município de Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais. Em seus 19 anos de carreira, Pereira gravou seis CDs solo, além de participar de vários trabalhos coletivos.

Pereira da Viola está entre os violeiros mais importantes do Brasil, percorrendo todo território nacional e já ultrapassou as fronteiras se apresentando na Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra e Venezuela.

Autêntico e versátil, Pereira encanta o público por seu carisma e virtuosismo. Sempre cantando sua terra natal, com um repertório que vai desde as cantigas e brincadeiras de roda, que aprendeu com sua mãe (Mãe Augusta), passando pelos ritmos de samba de roda, batuques, calangos, forró, folia de reis, congado, sem perder de vista a música caipira que está na sua raiz.

Confira programação completa abaixo:

Quarta-feira (7/9)

– Peça “Contos de Cordel” – Cia Fulanos Ih! Cicranos / ABERTURA DA FEIRA (17H)
– Seresteiros de São Vicente
– Trio Gogó da Ema

Quinta-feira (8/9)

– Grupo de Capoeira Arte Ligeira
– Demis Santana
– Atração em negociação

Sexta-feira (9/9)

– Afoxé Oju Omi Omorewá
– Dona Mariquinha
– Pereira da Viola (MG)

Sábado (10/9)

– Raffa Honorato
– Quarteto Malacada
– Trio Nó Cego