MST recebe medalha no Rio de Janeiro
Da Página do MST
Da Página do MST
A noite desta segunda feira (5/9) foi de solidariedade e reconhecimento às diversas lutas sociais da America Latina, com a entrega da 4ª.edição da Medalha Abreu e Lima pela Casa da America Latina (CAL).
A solenidade aconteceu na Sociedade de Arquitetos e Engenheiros do Rio de Janeiro, na Gloria.
Dentre os cinco agraciados, o MST recebeu o prêmio das mãos do advogado boliviano e membro da CAL, Jorge Carpio.
“O MST é o movimento mais expressivo e revolucionário do continente latino americano. Conheci a experiência da Escola Nacional Florestan Fernandes e vi de perto a sabedoria revolucionária construída ali, em sua biblioteca, na ação voluntária de seus professores. A ENFF é produto da iniciativa e essência revolucionárias. O MST é um exemplo sem precedentes.”, afirmou Carpio.
O prêmio foi recebido pelo membro da Coordenação Nacional do MST do Mato Grosso, Vanderli Scarabely, também estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para ele, as conquistas e vitórias do MST são fruto de um trabalho coletivo, dos acampados, assentados e de todos os amigos que apóiam a luta dos trabalhadores Sem Terra.
“Queremos reconhecer a homenagem da Casa da América Latina ao nosso Movimento, mas também queremos socializar com vocês esse prêmio, que é coletivo como nossa luta, nossas conquistas e a construção de nossos valores, como o internacionalismo” disse.
Scarabely entregou a bandeira do MST, ao presidente da CAL, o jurista João Luiz Duboc Pinaud, pelos quatro anos de existência da entidade.
Na cerimônia, também foram agraciados Piedad Córdoba, Senadora Colombiana; Salvador Allende, Presidente do Chiel, in memorian; Maria Lucia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida; e o jurista Hermann Baeta.