Catarinense Jaime Amorim recebe título de cidadão de Caruaru pela luta no MST
Da Página do MST
A Câmara de Vereadores do município de Caruaru homenageia o catarinense Jaime Amorim, dirigente do MST em Pernambuco, com o título de cidadão caruaruense, nesta quarta-feira (14/12).
A proposta do vereador Licius Cavalcante (PCdoB) foi aprovada por unanimidade pela Câmara. O título será entregue às 17h, na Câmara dos Vereadores de Caruaru.
“Esse título é para o conjunto do MST em Pernambuco”, afirma Jaime Amorim. Para ele, o título simboliza o reconhecimento da sociedade de Caruaru à contribuição do MST para o município.
“Há mais de 20 anos Caruaru é a base do MST no estado de Pernambuco. Aqui está localizada nossa secretaria estadual e o Centro de Formação Paulo Freire, um espaço de formação e capacitação para os trabalhadores Sem Terra”, afirma Jaime.
O título de cidadão caruaruense mostra também a importância que sociedade do município dá à Reforma Agrária e dos assentamentos para o desenvolvimento da região e para a produção de alimentos saudáveis.
“Quando chegamos aqui, em 1989, diziam que não havia latifúndio improdutivo nessa região, que aqui não havia espaço para a Reforma Agrária”, lembra o dirigente do Movimento.
Nesses 20 anos, o Movimento conquistou sete assentamentos no município de Caruaru, com 320 famílias assentadas, e está avançando na produção de alimentos.
“Temos uma pequena agroindústria de beneficiamento no assentamento Normandia, que fornece produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos e para escolas municipais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, conta Jaime.
“Vamos avançar ainda mais”, afirma Edílson Barbosa, do Setor de Produção do MST. “Caruaru, hoje reconhecida como a capital do forró e da feira da sulanca, ainda será reconhecida nacionalmente como a capital da Reforma Agrária”.