Assentamento Paulo Jackson festeja seus 15 anos de existência no sul da Bahia

 

 

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Durante os dias 4, 5 e 6 de maio, o Assentamento Paulo Jackson, localizado no trevo de Ibirapitanga, no sul da Bahia, realizou uma festa em comemoração aos seus 15 anos de existência.

Com o objetivo de criar um espaço em que as famílias possam se confraternizar e festejar esta data, várias bandas da região e do próprio assentamento estiveram presentes nesta homenagem. A festa aconteceu no próprio Assentamento, onde cerca de mil pessoas de outros assentamentos, das cidades vizinhas e parceiros políticos passaram pelo local.

Evidentemente, a mística esteve presente nesta festa. A juventude do assentamento relembrou os momentos mais marcantes da história do assentamento, além de homenagearem os companheiros e companheiras que faleceram durante estes 15 anos de luta.

Os jovens também realizaram um torneio de futebol, em que vários times de Assentamentos vizinhos participaram, criando ali um momento de confraternização entre os jovens da regional.

Durante os três dias de festa as famílias estavam expondo toda a produção do assentamento em uma barraca. Nela, os visitantes experimentaram a diversidade de produtos, produzidos por meio da agroecologia.

De acordo com Silvana Hungria, uma das organizadoras da festa, “neste espaço conseguimos realizar o nosso grande desejo de comemorar esta data tão especial para nós assentados. O mais importante de tudo é lembrarmos que esse assentamento é uma conquista da classe trabalhadora e esperamos que cada Sem Terra espalhado por esse Brasil se sinta feliz com esta comemoração.”

Todo o processo de construção desta festa foi feita coletivamente por cada assentado e a colaboração de parceiros foi essencial para que a festa acontecesse. De acordo com a assentada Domingas Souza, “todo o trabalho que tivemos valeu a pena. Pois vemos que a força dos trabalhadores quando pensam e agem em coletivo consegue grandes coisas”.