Vídeo: 2ª Regata de Paquetes acontece no assentamento Maceió
O Assentamento Maceió, no município cearense de Itapipoca, recebeu competidores e visitantes para a realização de sua 2ª Regata de Paquetes, entre 30 de junho e 1º de julho.
As regatas já são tradição entre as populações da zona costeira principalmente nos assentamentos, consolidando as práticas festivas.
Abaixo, veja o vídeo:
O Assentamento Maceió, no município cearense de Itapipoca, recebeu competidores e visitantes para a realização de sua 2ª Regata de Paquetes, entre 30 de junho e 1º de julho.
As regatas já são tradição entre as populações da zona costeira principalmente nos assentamentos, consolidando as práticas festivas.
Abaixo, veja o vídeo:
A regata teve como tema “Pesca Artesanal e Turismo Comunitário: Valorizando a Cultura dos Povos Nativos”.
Um dos principais objetivos das regatas foi promover um intercâmbio artístico, cultural e turístico na praia do Maceió, valorizando as tradições dos povos do mar e estimulando o turismo comunitário no estado do Ceará.
A atividade é organizada pelo MST e pela associação de cultivadores de algas de Maceió.
Os vencedores são aqueles que demonstram maior habilidade de navegação no mar.
A competição é valorizada pelos moradores das praias cearenses, pois representa uma celebração da cultura dos povos do mar e da resistência frente à especulação imobiliária e a degradação ambiental por parte de empresários que querem se apossar das terras do povo, essa é uma realidade vivida cotidianamente pelas populações que vivem no litoral.
Uma característica dos assentamentos da região litorânea é a luta pelo território (terra, praia e mar), no Ceará. O MST organiza mais de 30 assentamentos no litoral e, atualmente, a principal luta é para defender o território ameaçado por grandes empreendimentos da especulação imobiliária.
O Assentamento Maceió
O Assentamento do Imóvel de Maceió está localizado na planície litorânea oeste do Ceará, no município de Itapipoca, a 150 km de Fortaleza.
O território da Reforma Agrária possui uma área de 5.844,72 hectares, formada por zonas de praia e pós-praia, campos de dunas, lagoas, riachos e mata de tabuleiro.
Como na maioria dos assentamentos rurais, as famílias retiram a maior parte de sua alimentação da terra e do mar, usando a prática do escambo.