Os perigos da crescente desnacionalização das terras brasileiras
Da Página do MST
Em artigo para A Revista de Economia e Sociologia Rural, Ségio Sauer e Sérgio Pereira Leite, ambos professores da Univesidade Federal de Brasília (UnB), discutem a questão da estrangeirização das terras brasileiras, em artigo intitulado "Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil".
Da Página do MST
Em artigo para A Revista de Economia e Sociologia Rural, Ségio Sauer e Sérgio Pereira Leite, ambos professores da Univesidade Federal de Brasília (UnB), discutem a questão da estrangeirização das terras brasileiras, em artigo intitulado “Expansão agrícola, preços e apropriação de terra por estrangeiros no Brasil”.
Nele, os professores falam sobre a recente “corrida mundial por terras”, que acabou por transformar tanto a América Latina quanto o Brasil em alvos preferenciais para negócios, sobretudo a partir de 2002, tendo em vista o aumento considerável de investimentos estrangeiros no setor agropecuário, inclusive na compra de terras, com a participação de empresas do setor financeiro.
De acordo com pesquisas de campo, a maioria dos investimentos recentes está relacionada à produção de grãos (principalmente soja) e de cana-de-açúcar (produção de açúcar e etanol), mas tambémà mineração, resultando em aumento dos preços da terra, entre outras consequências em algumas regiões do Brasil.
Essa “corrida por terra” levou o governo federal a restabelecer um mecanismo legal para “controlar” esses investimentos estrangeiros em terra. Com isso, o artigo discute o processo recente de investimentos na compra de terras no Brasil, investigando causas para tais investimentos e suas principais consequências, incluindo possíveis influências sobre os preços da terra e impactos sociais e políticos nas históricas disputas pelo acesso à terra no Brasil.
Clique aqui e confira o artigo