Juventude Sem Terra na Bahia investe na formação da Brigada de Audiovisual
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Entre os dias 21 a 24 de junho, a Brigada de Audiovisual da Bahia realizou o 1º Mutirão de Audiovisual no Assentamento Terra Vista, em Arataca, sul do estado.
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Entre os dias 21 a 24 de junho, a Brigada de Audiovisual da Bahia realizou o 1º Mutirão de Audiovisual no Assentamento Terra Vista, em Arataca, sul do estado.
Com o objetivo de capacitar e formar os jovens nessa área, a atividade durou três dias. Os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho: o primeiro selecionou as imagens da 1º Jornada de Agroecologia que aconteceu no assentamento no final do ano passado e as editou.
Já o segundo grupo colocou em prática a captação de imagens e realizaram a filmagem de vídeos, tendo como parâmetro o uso de algumas técnicas básicas e o aperfeiçoamento na fotografia.
Para além das atividades práticas, o mutirão possibilitou espaços teóricos sobre o manuseio de algumas ferramentas de edição de vídeo e táticas para a produção.
O projeto “Tabuleiro Digital” foi elaborado pelo coletivo Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias (NEEPA), Onda Digital e pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao visarem a inclusão digital e a participação social.
O projeto foi colocado em prática por meio de um edital aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Mutirão contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre a juventude e algumas crianças do Assentamento Terra Vista, representantes do Ponto de Cultura Casa de Bonecos, integrantes do NEEPA, representantes do Onda Digital, GEC e militantes do MST.
Brigada de Audiovisual
A brigada de audiovisual no estado surgiu em setembro de 2012 nas festas de 25 anos do MST na Bahia.
Ainda em processo de consolidação, a proposta da brigada é formar multiplicadores para que possam levar para outros locais a proposta de se comunicar por meio de vídeos, e que sirva como uma ferramenta de diálogo entre os movimentos sociais e a sociedade.