Assentados inauguram Escola do Campo na região norte do Paraná
Da Página do MST
Neste sábado (30), o MST vai comemorar mais uma grande conquista na Reforma Agrária. Os Sem Terra inaugurarão oficialmente o Colégio Estadual do Campo José Martí, no Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre, região norte do Paraná.
A festa da Educação na Reforma Agrária vai acontecer na comunidade central do Assentamento, e está prevista para iniciar às 10h.
Criado em 2004, a área do assentamento foi ocupada no dia 8 de abril de 1997, quando mais de 1000 famílias ocuparam parte da antiga Fazenda Corumbataí, popularmente conhecida como Fazenda 7 mil.
Em 1998 os Sem Terra ocuparam toda a área. Junto à vontade e a capacidade de produzir alimentos, as famílias também demonstravam a coragem de resistir e lutar por um pedaço de terra, assim como o direito à educação gratuita e de qualidade no campo.
Depois de aproximadamente 16 anos, as 555 famílias assentadas nas seis comunidades conquistam a escola, que atenderá mais de 900 alunos.
O colégio foi construído em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED).
Uma mística iniciará a solenidade para marcar sua inauguração oficial, seguido de ato político, almoço comunitário com churrasco a todos os participantes e atividades culturais, fechando com o baile da Agricultura Camponesa.
Cerca de 5 mil pessoas dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado devem participar da atividade, além de autoridades do governo municipal, estadual e federal, como o governador do estado do Paraná, Beto Richa, o Secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns, Norberto Anacleto Ortigara, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
A prefeita do Município de Jardim Alegre, Neuza Pessuti Francisconi, o Secretário especial de Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, Deputado Federal Doutor Rosinha, e Deputado Estadual Professor Lemos também participam da atividade.
Produção
Além da escola, também será comemorado a conquista da Cooperativa que produz cerca de 26 mil litros de leite dia para toda região, e o Posto de saúde que atende os assentados.
Antes, a fazenda pertencia a um dono e produzia apenas gado. Hoje cerca de 3.500 pessoas estão envolvidas em todo o processo produtivo, responsáveis por uma produção anual de aproximadamente 350 mil sacas de milho, 180 mil sacas de soja, 100 mil sacas de feijão, 150 mil de hortaliças, 50 mil sacas de trigo e 22 mil arrobas de carne.