No Rio Grande do Norte, MST entrega leite em pó para compor o kit da merenda
Por Comunicação do MST/RN
Da Página do MST
O MST disponibilizou cerca de 26 toneladas de leite em pó da Cooperativa Terra Livre, produzido por famílias assentadas da Reforma Agrária. O leite foi fornecido através de uma parceria do MST-RN com a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que permite o fornecimento da alimentação escolar.
A parceria se dá após diálogo com o governo do estado e o MST, que vem fortalecendo a cada dia o setor produtivo dos assentamentos, acampamentos e pequenos agricultores e agricultoras de todo o estado.
Ao longo dos anos, o PNAE foi se consolidando em um programa de garantia de direitos e fortalecendo a agricultura familiar. Ao todo cerca de 64 mil estudantes receberam o produto.
Tendo em vista que a alimentação é um direito básico de garantia a vida, é dever do poder público adotar as políticas e as ações que se façam necessárias para garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Neste momento de pandemia, é de fundamental importância a possibilidade de formas alternativas de distribuição da alimentação escolar aos estudantes atendidos pelo PNAE.
Além do leite, as escolas vão receber polpa de frutas, arroz, feijão, goma, farinha e frutos, todos os alimentos produzidos pela agricultura familiar. Assim, o MST segue mostrando para a sociedade e para os órgãos públicos que investir na agricultura familiar é o caminho para o avanço e o fortalecimento das políticas públicas no estado.
*Editado por Fernanda Alcântara