Solidariedade
Cooperativa de Produtores Campesinos entrega 1,5 tonelada de alimentos saudáveis em SP
Por Filipe Augusto Peres
Da Página do MST
Nesta quinta-feira (27) a Cooperativa de Produtores Campesinos (COPROCAM), localizada no assentamento Dandara, na Regional de Promissão/SP, entregou e doou, simultaneamente, cerca de 1,5 tonelada de produtos da Reforma Agrária como melancia, limão, maracujá, milho verde, abóbora, batata doce, pimentão, alface, couve, almeirão, chicória, entre outros ao Fundo Social de Promissão, vindo de 8 produtoras/es.
A entrega e doação simultânea faz parte do Programa de Aquisição do Alimentos (PAA) e atenderá 220 famílias de baixa renda cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FUSS).
Para Joice Aparecida Lopes, da Direção Estadual do MST, o PAA Doação Simultânea deveria ter mais incentivos governamentais pois ajuda tanto as famílias em situação de vulnerabilidade social quantos os agricultores familiares.
“Nosso país voltou ao mapa da fome. Hoje, 19 milhões de trabalhadoras e trabalhadores passam fome no Brasil. Temos 116 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.O programa PAA Doação Simultânea da Conab é um programa implementado no governo Lula que foi sendo desmantelado no final do governo Dilma, após o golpe parlamentar que depôs a presidenta eleita pelo povo. Ele teve um drástico corte orçamentário para os programas sociais entre eles o PAA , cuja sua finalidade ajuda tanto as famílias em situação de vulnerabilidade social quanto os agricultores familiares. Ou seja, com o mesmo 1 real, você atende duas famílias.”, afirmou.
Segundo ela, ao priorizar a compra dos agricultores familiares, estimulamos a produção de mais alimentos. “Isso ajuda na renda dos produtores e supre uma deficiência alimentar e nutricional das famílias em situação venerável, além dinamizar a economia local. No ano de 2020, poucas Associações e Cooperativas foram contempladas com esse programa. A COPROCAM conseguiu ser atendida e hoje, 27º dia do Bioma Mata Atlântica, iniciamos nossa primeira entrega”, concluiu.
*Editado por Fernanda Alcântara