Campanha
Acampamento do MST recolhe doações após ser atingido por forte chuva no RJ
Tendas que abrigam famílias no Acampamento Cícero Guedes, em Campos dos Goytacazes, foram destruídas após temporal

Por Jaqueline Deister
Do Brasil de Fato–RJ
Na última quinta-feira (5), o acampamento Cícero Guedes, localizado em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, foi atingido por uma forte chuva que danificou algumas das tendas que abrigam as famílias que vivem no local.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou uma campanha para arrecadar recursos para reconstruir os abrigos danificados e também levantar mantimentos e roupas para as 350 famílias instaladas no acampamento.
“Tivemos uma chuva forte, alguns barracos de lona foram bem afetados, as lonas rasgaram. Nosso galpão também molhou bastante porque é todo de lona. Com essa campanha já conseguimos comprar mais lona para reconstruir os barracos e melhorar a situação para as famílias afetadas”, disse Luana Carvalho, da direção nacional do MST.
No Rio, as doações de agasalhos e roupas estão sendo recebidas no Armazém do Campo, localizado na Avenida Mem de Sá, 135, Lapa, na região central da capital. As contribuições financeiras estão sendo recebidas via PIX: 058.058.827-01 em nome de Luana Carvalho Aguiar Leite.
No dia cinco de julho, a Justiça Federal emitiu um mandado de imissão de posse e concedeu as terras da antiga Usina de Cambahyba, onde está localizado o acampamento, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com isso, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou mais uma etapa no longo processo de redistribuição das terras da antiga usina que já dura 21 anos.