Armazém do Campo
Porto Seguro (BA) recebe loja do Armazém do Campo em um dos principais pontos turísticos
Por Wesley Lima
Da Página do MST
A Passarela do Álcool, um dos pontos turísticos mais badalados de Porto Seguro, vai receber na próxima sexta-feira (4/11), a partir das 17h, uma loja do Armazém do Campo, com a venda de alimentos saudáveis, atrações artistas e a popular culinária da terra.
Organizada pelo MST a nível nacional, o Armazém do Campo é uma rede de comercialização de produtos de assentamentos e cooperativas da Reforma Agrária que se espalha por todo o país. Para além da comercialização, os estabelecimentos também desenvolvem o papel de fortalecimento da educação, da cultura e das lutas da classe trabalhadora. A primeira unidade foi inaugurada em São Paulo, no ano de 2016.
Hoje a rede já conta com mais de 30 unidades, sendo que a mais nova delas está localizada na capital baiana, Salvador, no coração do Pelourinho.
Diferente da lógica comercial das redes de supermercados, o Armazém é mais um espaço de diálogo com a sociedade sobre a produção de alimentos saudáveis e de defesa da Reforma Agrária Popular. Os clientes, ao entrarem em uma loja do MST, tem acesso a produtos, mas também a história de luta das famílias que produziram cada comida de verdade na prateleira.
Para a coordenação do Armazém da Bahia, ele é uma expressão do MST; então, mais do que oferecer alimentos, oferece uma reflexão sobre o modo de produção, consumo consciente, à saúde e ao meio ambiente.
Inauguração em Porto
A inauguração da loja em Porto Seguro contará com as presenças da militância Sem Terra do estado e atrações musicais locais. Emerson Batista, banda Morceguinho Morcegão e Jau, são algumas das atrações confirmadas.
O ponto da loja, não foi escolhido por acaso. O MST no estado sinaliza, que ocupar espaços de grande fluxo de pessoas é estratégico para conseguir dialogar com o maior número de pessoas possíveis. A Passarela do Álcool, por ser uma rua repleta de lojinhas, bancas, bares, sorveterias e restaurantes, está situada na Avenida do Descobrimento, um lugar com muita história sobre a época do Brasil colônia e grande fluxo de turistas.
*Editado por Fernanda Alcântara