Carnaval Sem Terra

Carnaval Sem Terra: confira a agenda das folias do MST em 2023

Blocos e Escolas de Samba marcam as iniciativas do MST no carnaval deste ano
Bloco Pisa Ligeiro, em Minas Gerais, explora a sonoridade das ferramentas de trabalho agrícola

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Com a aproximação do carnaval de 2023, o MST em todo o país já se organiza para uma série de ações que marcam a folia dos Sem Terra no mês de fevereiro. A agenda que contempla a diversidade expressa no carnaval, movimentará camponeses, camponesas e o conjunto da militância do Movimento nas próximas semanas em várias cidades do Brasil.

Levando para as ruas, nos blocos ou escolas de samba, ao som do frevo, do samba ou do maracatu, o MST realiza em 2023 dezenas de iniciativas que prometem cantar a luta e a resistência Sem Terra também nos dias de carnaval.

Com início das folias já nas prévias, o Carnaval Sem Terra foi aberto em 2023 com o Bloco Pisa Ligeiro, que ocupou pela primeira vez as ruas de Juiz de Fora (MG), no último dia 11. O Bloco ocupou as ruas da cidade com a força da organização popular camponesa que usa as ferramentas de trabalho na terra como instrumentos percussivos que marcam o ritmo da festa.

Envolvendo escolas do campo, acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, os blocos do MST materializam a alegria camponesa nos dias de folia. Somente no estado do Ceará estão previstos 10 blocos que movimentam as comunidades nesse período (confira programação completa abaixo).

Também marca tradicional no carnaval do Movimento, o Bloco Sem Terra está confirmado por mais um ano em Olinda (PE), com saída prevista para a segunda-feira (20), a partir das 13 horas, no Fortim do Queijo. O Bloco que comemora 23 anos este ano, homenageará Guitinho de Xambá, cantor e compositor falecido em fevereiro de 2021. O Armazém do Campo Recife também se torna, desta vez, um polo oficial do Carnaval da capital pernambucana, recebendo o Polo Novo Cais, com programações todos os dias de folia a partir desta quinta (16).

Bloco Sem Terra, fundado no ano 2000, em Olinda (PE).

Além do que já é tradicional da agenda, esse ano o MST ocupa também o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), com participação no desfile da Escola Camisa Verde e Branco que, com a participação de militantes do Movimento, passa pela avenida no próximo domingo (19), defendendo o enredo “Invisíveis”, que destaca a luta pelos direitos sociais no desfile do Grupo de Acesso do carnaval paulista.

Ainda no ritmo do samba, a Escola Unidos da Lona Preta, organizada pelo MST no estado do Paraná, desfila na Avenida Marechal Deodoro, em Curitiba (PR), no domingo (19), junto da Escola de Samba Leões da Mocidade.

A parceria de anos da Unidos da Lona Preta com a Leões da Mocidade tem fortalecido cada vez mais a participação do MST no carnaval na capital paranaense que envolve uma série de iniciativas de mobilização e formação dos Sem Terra no estado para ocupar a avenida com as cores e a força do povo camponês, construindo inclusive oficinas de preparação de adereços, figurinos, além de cursos sobre a história do carnaval e de construção de samba enredo. Em 2021 a Escola lançou um samba em homenagem ao legado de Paulo Freire, pela passagem do seu centenário. Escute aqui:

Confira a programação do #MSTnoCarnaval em 2023:

BAHIA:

20/02 – Bloco MST Folia, no Prado

PERNAMBUCO:

20/02 – Bloco Sem Terra, em Olinda

13h no Fortim do Queijo

CEARÁ:

16/02 – Santana Folia 2023, em Monsenhor Tabosa

17/02 – Bloco Unidos da Terra, em Madalena

17/02 – Bloco Unidxs da Lona Preta, em Madalena

17/02 – Bloco Unidos da João Sem Terra, em Quixeramobim

18/02 – Maracatu Nação Camponesa, em Monsenhor Tabosa

18/02 – Bloquinho Gente Miúda, em Monsenhor Tabosa

20/02 – Bloco Deu Onda, em Tururu

Bloco Infantil Filhos da Cuca, em Canindé

Bloco a Cuca Te Pega, em Canindé

PARANÁ:

18 e 20/02 – Bloco do Povo, em Centenário do Sul

19/02 – Desfile da Unidos da Lona Preta com a Leões da Mocidade, em Curitiba

SÃO PAULO

19/02 – Participação no desfile da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, em São Paulo

*Editado por Rafael Soriano