Atividade cultural
São José dos Campos recebe 1ª Festa Julina da Reforma Agrária Popular no Vale do Paraíba
Da Página do MST
No dia primeiro de julho, das 11h às 20h, acontece em São José dos Campos, São Paulo, a 1ª Festa Julina da Reforma Agrária Popular no Vale do Paraíba. Serão nove horas de programação, com barracas de comidas típicas – preparadas com alimentos orgânicos e produzidos nos assentamentos do MST -, feira agroecológica e orgânica, artesanato, além de atrações musicais e a tradicional quadrilha julina – improvisada e aberta à participação de todos, todas e todes.
A iniciativa será um pré-lançamento da primeira loja do Armazém do Campo do Vale do Paraíba, a ser inaugurada em São José dos Campos. Esta será a 26ª unidade do Armazém no Brasil. Tratam-se de espaços de comercialização dos produtos in natura, como frutas, legumes e verduras, e alimentos agroindustrializados da produção dos assentamentos do MST. Uma importante ligação entre esses ocupantes produtivos da terra e a sociedade brasileira, que aos poucos reconhece o valor e os benefícios da comida sem veneno.
O destaque culinário da festa será o arroz carreteiro, com uma opção para veganos, preparado por uma das lideranças do Armazém do Campo, Ademar “Schusky”. O prato principal da festa já está sendo vendido antecipadamente, por R$ 28. No dia, será vendido à R$ 35. A arrecadação do evento será destinada à inauguração do Armazém do Campo de São José dos Campos.
Ao todo, participam seis assentamentos regionais do Vale: o Assentamento Nova Esperança, de São José dos Campos; os assentamentos Olga Benário, Luís Carlos Prestes e Conquista, de Tremembé; o assentamento Manoel Neto, de Taubaté; e Egídio Bruneto, de Lagoinha.
Um trecho da rua Maurício Diamante, que fica no Centro, será fechado para as barracas e apresentações musicais, incluindo a Batucada da Resistência. Quem chegar cedo poderá participar da roda de conversa sobre a loja como meio de escoar a produção de alta qualidade dos assentamentos e seu papel econômico e cultural, que acontece a partir das 11h.
As lojas do Armazém do Campo são espaços para encontros culturais, sempre com muita música e boas conversas, ampliando a compreensão do público sobre a viabilidade da Reforma Agrária, da agricultura familiar, da agroecologia e das relações humanas pautadas pela construção coletiva da prosperidade.
A programação completa pode ser consultada no perfil do Instagram @armazemdocamposaojosedoscampos.
Serviço
1ª Festa Julina da Reforma Agrária Popular no Vale do Paraíba
01 de Julho de 2023
Das 11h às 20h
Rua Maurício Diamante, 99 – São José dos Campos – Sede do PSOL
*Editado por Solange Engelmann