Luta pela terra
MST em SC desmente noticias falsas sobre ocupação de terra em Abelardo Luz
Da Página do MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar que não realizou ocupação de terras no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, no dia 15 de agosto de 2023, como informam os noticiários.
O MST tem denunciado área grilada, e a nove anos mantém a ocupação dessa terra com o Acampamento Kide no município. Estas famílias que resistem embaixo de lona preta sofrem todos os anos, quando no período de plantio, os que se dizem proprietários da terra, mas não possuem documentos que comprovam, despejam agrotóxicos (venenos), próximos as suas residências e plantios de subsistência. Este ano as famílias acampadas se organizaram para impedir que o uso de agrotóxico invada suas casa e plantações.
Ao mesmo tempo, repudiamos a ação truculenta e fantasiosa da Policia Militar do governador Jorginho Mello, que se aproveita da situação de sofrimento e luta das famílias e, da CPI contra o MST para criminalizar o Movimento. Reforçamos que a luta pela terra é legitima e está amparada pela Constituição Federal de 1988.
Por isso, o MST reitera o compromisso em continuar lutando e denunciando as terras improdutivas e griladas como é o caso do Acampamento Kide. Queremos terra para viver com dignidade, para produzir alimentos saudáveis. A sociedade de Abelardo Luz/SC já tem recebido os alimentos saudáveis que são produzidos no Acampamento, com muita dignidade e trabalho. Por isso resistiremos!
Convidamos a toda à sociedade para conhecer o Acampamento Kide, sua história e resistência, bem como a se solidarizar com a luta dessas famílias.
MST, A luta é pra Valer!
Lutar, construir Reforma Agrária Popular!
Rumo aos 40 anos do MST.
Direção do MST/SC